sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Os Super Dragões, Empresa

Com a minha próxima opinião não pretendo ofender nem atingir ninguém, é apenas e só, uma mera opinião que espero que ninguem leve a mal !

Foi no ano de 1986 que após uma divergência de ideais e dinâmica no seio dos extintos Dragões Azuis um grupo de jovens decidiu seguir um caminho oposto e criar os então denominados Super Dragões, claque afecta ao FC Porto.

Desde cedo que os SD apresentam uma boa muldura humana e raramente (arrisco-me mesmo a dizer que nunca) sentiram dificuldades em apresentar uma curva repleta de elementos azuis e brancos. Foram crescendo com uma postura assumidamente Ultra e são vários os episódios positivos, dignificantes e prestigiantes que os SD podem contar. Mas chegou a uma altura em que muita coisa mudou e os valores dos SD, a meu ver, vão se perdendo cada vez mais. Após a entrada do seu actual líder para a direcção (ele que já foi um ultra com valor, diga-se a bem da verdade) viu outros interesses dentro da claque, interesses única e exclusivamente financeiros...pessoais! Os SD, quanto a mim, deixaram de ser uma verdadeira claque Ultra (no verdadeiro sentido da palavra) e passaram a ser uma autêntica empresa com lucros bem altos. a "marca" SD vende mais que o próprio FC Porto, seja com cachecóis, camisolas, sweats, tshirts, etc...


A vaguear pelo seu site oficial deparo-me com a seguinte frase: Somos um grupo unido que defende os velhos valores que à muito se vem perdendo nas Curvas por esse Mundo fora. É nosso dever incutir a todos uma postura digna de verdadeiros Ultras.

Agora pergunto eu, será que esses valores a que eles se referem não foram já à algum tempo perdidos na sua curva? À quantos anos não se vê um tifo na curva sul do dragão sem ser encomendado/mandado fazer? Têm alguma bandeira feita à mão? Que merda é aquela das bandeiras brasileiras, uruguaias, etc que pairam naquela bancada? Já para não falar na "Curva Pinto da Costa" e na mais recente notícia dos bilhetes de candonga.

Sei bem que por lá andam Ultras/casuais de grande valor e que não concordam com esta postura que reina nos Super e que grande parte da malta que por lá anda lambe os colhões ao líder e não percebe nada do movimento Ultra, mas será que não se sentem de certa forma envergonhados por algumas atitudes do vosso grupo? No fundo não concordam, mas pactuam...
Se se esta num grupo Ultra é por se concordar com os ideais e linha de acções por ele praticado.

Os Super Dragões tinham tudo para ser os "maiores e melhores" (como eles se auto-intitulam) em Portugal, mas pecam muito nos aspectos atrás referidos. Para mim e sei que muitos pensam como eu, valem pouco como Ultras. Então se olharmos para o topo oposto e virmos um grupo como o C95 que com menos elementos faz coisas de outro mundo, esses sim, honram e respeitam os velhores e bons valores Ultras.

PS: Poderia muito bem focar o tema da legalização neste texto, mas deixarei para uma próxima oportunidade.

8 comentários:

  1. Queres que te mande fotos de tifos nossas feitas ha mao? Queres fotos de bandeiras dos Sd que sejam feitas a mao? (a minha bandeira inclusive, foi feita a mao!) a marca superdragoes vende muito mais do que a marca porto porque nem toda a gente tem 80€ para dar por uma camisola ou por um casaco...

    ResponderEliminar
  2. Manda, se tiveres. Mas recentes.

    Cumps

    ResponderEliminar
  3. Nem mais Bruno Pinto. porém, em certas questões concordo plenamente, o grupo ( a meu ver) está diferente. Sim, agora é uma empresa, é verdade que o Fernando acolheu aquilo de uma forma ao que nos leva a pensar ( sendo verdade) que apenas o fez por motivos financeiros. Discordo é no facto de o autor desse texto referir que Ultra apenas é a claque ao qual contrói bandeiras a mão, tufos a mão. etc etc etc. mas por carga de água actualmente tem de ser feito a mão para nos mantermos Ultras? (aguardo uma explicação explicita e elaborada segundo o seu bom censo e seriedade) PS: Não sei de clube o autor é, não sei se pertence a alguma claque/grupo, mas se um dia tiver oportunidade de uma espreitadela nos Ultras SD, e verá que tem muito material artesanal. Com o devido respeito,cumps.

    ResponderEliminar
  4. Tinha a noção que quando escrevi este texto ia estar sujeito a ser mal interpretado. O que quis dizer com "quanto a mim, deixaram de ser uma verdadeira claque Ultra" tem a ver com terem passado a ser uma empresa. Ou seja, deixaram de viver para o clube e começaram a viver à custa dele, o que, a meu ver, é uma postura errada e que quem gosta disto por amor não gosta de ver. E atenção que eu nunca disse que deixaram de ser ULTRAS devido ao ser material não ser feito à mão, não interpretem as coisas mal. Apenas disse que considero que, atendendo ao que ELES PRÓPRIOS referem no seu site deveriam assumir uma postura, realmente, de velhas maneiras, incluindo o material pintado à mão.

    Espero ter sido esclarecedor.

    Cumps Ultras

    ResponderEliminar
  5. Sim,em partes como já o disse não discordo. Contudo o facto de ser tornar numa empresa, e essas coisas todas, também poderá ser pelo facto de haver um elevado numero de elementos e por essa razão sendo também uma claque legalizada terá de ser feito de uma forma diferente. ( Qual é líder que por jogo recebe 3 mil propostas de bilhete e não se aproveita da situação?)

    ResponderEliminar
  6. O facto de ter um elevado nº de elementos na minha opinião em nada interfere, pois arrisco-me a dizer que metade deles são contra esta politica dos SD. Agora que qualquer pessoa do FCPorto tem um cachecol ou outro adereço dos Super, em vez de um oficial FCPorto, esse é um facto. Se comparares com o outro topo do Dragão, verás uma claque também ela legalizada, com um menor nº de elementos e até pode andar lá alguém a mamar dinheiro, mas ao menos são fiéis aos seus principios e valores.

    ResponderEliminar
  7. Claro,novamente em partes nao discordo. Contudo sou a favor que do facto de um adepto do FCPORTO ter um cachecol dos super dragões em nada quer dizer o tal referido. Porém , não vejo tal motivo dizerem que não respeitam os seus princípios e valores. Material a mão lhe digo desde já que todas, SIM TODAS as faixas que estão pela frente da curva são feitas a mão.Bandeiras? Impossível. Eu mesmo tentei pintar uma, a fim de de uns tempos tinta acaba por sair. Mas???? Será isso uma valor a ter, para que um grupo seja fiel??? Ultra??? Enfim. Contudo respeito a sua opinião e tal ponto de vista. Cumprimentos Ultras.

    ResponderEliminar
  8. Em breve uma bandeira e um estandarte Ultras Linha de Sintra deitos a mao na curva dos SD

    Cumps

    ResponderEliminar