quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Rio Ave vs Benfica

Jogo ao domingo à tarde, sector visitante cheio e restante estádio bem composto. Serão estes os únicos ingredientes para um bom espectáculo de bancada? Ajudam, mas não são exclusivos. De nada serve uma bancada repleta se os mesmos se deslocam apenas com o intuito de ver a bola e não dão um único incentivo à equipa. E julgo que foi isso que se passou no último domingo no estádio dos Arcos, com o sector Benfiquista a ter alguns bons momentos mas com a quantidade de massa humana que tinham, a meu ver podiam ter feito melhor. Destaque positivo para a pirotecnia em ambos os grupos e a exposição da frase dos Diabos: "Contra o aburguesamento do futebol".

 Do lado do Rio Ave um tifo apresentado no início do jogo em comemoração do 75º aniversário do clube.


 
 

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Vitória SC vs Sporting

Com as expectativas em altas para o que se esperava ser um grande jogo de bancada, com a Curva Sporting ao nível das melhores da Europa e os Vitorianos a jogarem em casa e a terem tudo para dar um grande espectáculo, as mesmas acabaram por sair algo defraudadas.Valeu pelos grandes espectáculos pirotécnicos e os tifos dos SDC e Torcida. Mas vamos por partes...

Com o topo sul em protesto inicial contra as más prestações da equipa, o apoio ressentiu-se no resto da bancada, felizmente que apenas durou alguns minutos e os WA acordaram ainda a tempo de dar uma boa alfinetada nos ACAB´s e realizar mais um bom show pirotécnico.


Na bancada Nascente, Insane e SDC deram um espectáculo diferente nos seus respectivos sectores. Se por um lado, a nível visual, os SDC apresentaram um tifo simples mas com uma boa mensagem e com direito a grande fumarada, os Insane, com um grupo mais numeroso que o habitual (pareceu-me) tiveram uns furos acima a nível de poder vocal e regularidade.

(Suspeitos do Costume)

 
(Insane Guys)

Do lado Leonino, para ser sincero, esperava que enchessem o sector na totalidade, apesar de o mesmo ter ficado bem composto. Atendendo às prestações dos jogos anteriores, em casa, fora e pelo caminho, a turma de Alvalade deixou, a nível vocal, algo a desejar, talvez por as expectativas estarem muito altas. Torcida apresentou três tifos e foi notória a presença de fumos verdes.

Olhanense vs Académica

No fecho da jornada, a "fava" calhou aos Ultras da Briosa. Não se entende como nem Olhanense nem Académica estão a disputar competições europeias e mesmo assim disputam um jogo da liga a uma... 2ªfeira ! Depois querem estádios cheios...
De qualquer forma os "delinquentes" lá fizeram o esforço e seguiram em direcção ao sul para apoiar a sua equipa que com a frase motivacional no início da partida não defraudou os seus adeptos e venceu o Olhanense por 1vs0. Do lado dos algarvios, os Mosh Side voltaram a não marcar presença devido ao protesto por os jogos serem no estádio Algarve.


Benfica vs Braga

Com o campeonato a voltar, após 3 jornadas de interrupção, a jornada 10 abriu com um jogo sempre expectável. Principalmente no sector dos Diabos, com a comemoração do seu 31º aniversário. Um grupo mítico, que já andou nas altas rodas do movimento, já teve reduzido a meia dúzia de elementos e que aos poucos se vai levantando, seguindo sempre o seu caminho com a coerência habitual e trabalho, dedicação e empenho inquestionável em prol do Sport Lisboa e Benfica.
Talvez por este factor, acho que foi visível aos olhos de todos que o material voltou a ser aceite nos diversos sectores do estádio, inclusivé no sector visitante. Que seja para manter...

"Passa o tempo, muda a gente
Com o Benfica sempre na mente
Mil batalhas foram travadas
Mil jornadas foram passadas
Hoje aqui nos encontramos
Para sempre aqui ficarmos
Escutem bem a nossa voz
Os Diabos somos nós!!!"

Grupos da casa bem compostos, mas com maior destaque vocal para os DV. No Topo Sul, momentos de grande apatia ao longo do jogo. Destaque positivo para a pirotecnia existente em ambos os grupos da Luz.
  
   (No Name)

(Diabos Vermelhos)

Do lado dos Braguistas, tendo em conta as deslocações anteriores à Luz, esperava um pouco mais em quantidade, de qualquer forma estiveram presentes e activos. Logo ao ínicio do jogo um grupo de sócios abriu a seguinte frase:

Aqui o sector já mais composto:
 A malta mais nova dos RB também esteve presente, com o pano pintado à mão que já à alguns meses atrás tinha colocado na página do facebook.
 
 Destaque ainda para a super presença de malta do Mérida em Lisboa, a trazerem 1 autocarro, juntando-se assim aos festejos com a malta dos Diabos.




As influências das redes sociais

Já à algum tempo que não dedicava algumas linhas a este espaço, tendo, infelizmente passado a estar mais presente através do Facebook. Prometo que tentarei dar-lhe o devido valor numa altura em que as redes sociais se vão apoderando de nós. Peço desculpa, com a promessa de que vos continuarei a manter informados do que se vai passando a nível nacional no movimento.

Ultra, Nova Guarda

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Contra o Futebol Moderno

Hoje trago-vos um texto publicado já à muitos anos (é um texto de Agosto de 2005) no blog Diário de um Ultra (já extinto, sem publicações desde 2010). Texto esse que foi escrito após o Ultra em questão ter visualizado o filme Fight Club. Esta é uma daquelas viagens marcantes das quais vocês partem sem máquina fotográfica e ficam sem tirar uma única fotografia, mas as memórias ficam para sempre gravadas na memória, será uma viagem para reflectires e que o teu subconsciente te dirá qual o caminho a seguir. Aqui fica o texto "Contra o Futebol Moderno"


"ladies and gentleman, please fasten your seatbelts, the cabine`s pressure has dropped below zero..."

Sejam bem vindos a uma viagem pelo futebol moderno. Uma viagem com algumas curvas e descidas rápidas e imprevistas. Talvez não seja segura e com curvas a mais, mas no estado das coisas, fá-la-emos inexoravelmente.
Apertem os cintos. Peguem nas coca-colas a três euros que vos vendem no estádio (apesar da vossa garrafa comprada no supermercado não poder entrar porque, afinal, vocês podiam atirá-la, não é verdade?) e imaginem por agora, que são adeptos do Farense daqui a - sei lá - quinze anos, estão nas distritais e vão jogar para a Taça (o Farense faz uma boa campanha e tal...) e calham com uma equipa de primeira divisão: o Algarve United. Os comandados do mítico Gazza têm um equipão. Vocês têm o Carlos Costa a treinador e onze juniores. Querem entrar no estádio Mac Donalds (fizeram até cartazes com "Invasão ao MacDonalds", inconscientes do rídiculo que tal seria nos anos 80), antigo estádio Faro - Loulé para abafar o estádio. Mas as coisas já não são como antigamente. Não há frases, não há estandartes, não há nada. Os adeptos do Farense já são poucos e a maioria não vai ao estádio. Os poucos que vão... são espalhados pelo estádio.
"Sector ospi...quê?!" dizem-vos os seguranças. Um na central, outro no topo, desculpem-me, enganei-me: um na bancada nokia, outro na singer e outros ainda - espalhados, claro - na siemens. Todos sentadinhos, quais cordeiros sedados. Vêm a vossa equipa levar 8 - 0 sem passar do meio campo e os que de vós já estão habituados a este "novo futebol" até aplaudem o golo de calcanhar que a estrela da equipa do A. United marcou.
Já enjoados com a viagem? A coisa mal começou...
Dispam agora essa camisola imaginária e vistam a do Manchester United. Perdão, Glazer United (afinal, avançámos no tempo, não foi?). As camisolas azuis (sim, porque a cor preferida do Glazer é essa e vocês não podem senão acenar aos caprichos do homem) brilham pelo relvado e até o melhor marcador da Premier League, o vosso querido Rooney, festeja os golos indo ao microfone do spekear: "Eu compro os produtos X - Glazer. Se queres ser como eu, fá-lo também!" Ah, como a criançada fica feliz! Os vossos filhos, muito antes de insultarem os adeptos do Arsenal que sofreram o golo pedem-vos, clementes: "Eu quero ter o produto X, Papá!" Mas logo alguém manda o puto sentar-se. Afinal, o golo é para se festejar só com umas palmas, sem reacções que tapem a visibilidade ao adepto atrás de nós. E apesar de tentarem explicar ao puto que foi golo no último minuto e que o Arsenal já não vai à fase final do torneio G8 (o mais prestigiado da altura, só para clubes com receitas de marketing acima de y milhões - torneio em que o Man Utd só entrou devido à contratação de um craque de publicidade), ele continua a borrifar-se para essas rivalidades que até lhe podem dar chatices na escola.
"Quero o 5º equipamento alternativo, Papá. O amarelo e roxo do Cristiano Ronaldo."
As tonturas consomem-vos, viajantes? A pressão está de facto muito baixa nesta cabine? Não acreditais no que vês? Mas e se fossem adeptos do Chelsea, tri - campeão europeu, com Mourinho ainda como treinador mas desta vez só com jogadores russos, com o primo de Abramovich já a guarda - redes? Já festejavam e congratulavam este futebol? Em que o jogo pára para se ver se foi fora de jogo e onde há 11 substuições para cada lado e descontos de tempo que a pay - tv aproveita para por os patrocínios que estavam nas camisolas dos teus ídolos? É só uma questão de adaptação, não é? No fundo, aquilo que aconteceu ao Salgueiros jamais acontecerá ao teu clube e tu não podias ter ido à manifestação de apoio ao clube - apesar de ser o clube da tua terra - porque estiveste no banco a pedir um empréstimo para comprares o teu lugar anual. É chato, mas pronto, isso só acontece aos outros.
Vómitos? Então, caro adepto? Enjoado? Enojado? Parece inverosímil, não é? Parece um conto de terror que eu inventei, certo? Agora olha à tua volta. Vê o monstro que se apodera do nosso jogo a cada dia. Senti-lo? Vê-lo? A rir-se da tua religião, da tua fé que se ama símbolos parvos e insignificantes como faixas, nomes e cores das camisolas. Consegues vê-lo? Olha para ele a invadir-te a televisão, a comprar jogadores que vendem mais camisolas que o teu jogador da casa, e que lhe vai roubar o lugar porque é mais popular para as audiências.... Hoje perdes isto, amanhã aquilo e depois...
Vê bem como já te tiraram as tochas, como já te roubaram os três estrangeiros (e isto não é uma questão de xenofobia, é uma questão de não por os clubes ricos mais ricos e os pobres mais pobres!) e começam a puxar devagarinho os nomes dos estádios... Hoje perdes isto, amanhã aquilo e depois...
Olha como já há mais publicidade que propriamente camisola, como já tens que levar com quarenta panfletos de empresas patrocinadoras e já não tens um topo, uma central ou uma
curva, mas uma marca qualquer... Hoje perdes isto, amanhã aquilo e depois...´
Esquece as tardes de domingo mágicas e os velhos com rádio ao ouvido. Esquece as bifanas e as cervejas. Esquece isso. Hoje perdemos isto, amanhã aquilo e depois és tu. Depois são os adeptos a ser vendidos. Depois vamos ser nós a tranformar-nos. Vamos deixar os caxes em casa deixar porque podemos sempre comprar um na loja do clube. Vamos deixar as bandeiras porque eles dão-nos no estádio umas com o símbolo de um lado e um patrocinador do outro. Vamos deixar as faixas porque não significam nada num futebol sem visitante e visitado, sem derbies e loucura.
Amanhã somos nós. Amanhã somos nós que acabamos.
Por isso depois de vomitares e chorares de raiva, depois de suportares a dor, acorda e luta. Nem que estejas no Chelsea a ganhar, não podes concordar com isto.

Contra o futebol moderno!!

Novo grupo pelas bancadas da Póvoa?

O movimento Ultra Poveiro já conta com alguns anos em cima. Já teve em melhores fases, nomeadamente quando o Varzim andava pelas divisões de topo do futebol Português, mas a verdade é que agora apenas apoiam os verdadeiros, os adeptos que estão sempre com a equipa e não só nas vitórias e primeiras ligas.

Com a extinção da Brigata Alvi-Negra, surgiu, à mais de dois anos, um novo grupo, os Rapazes da Superior 1915 que tendem, com o tempo, a trazer de volta o orgulho Poveiro e o movimento Ultra que, apesar de adormecido na Póvoa, nunca foi esquecido. Durante estes 2 anos muitas foram as deslocações, tifos e tochadas realizadas pelos Rapazes que contam recentemente com uma nova vaga de Ultras.

Surge agora um novo grupo na Póvoa, grupo esse constituído por elementos das camadas jovens do clube que gostam deste nosso movimento e tentam, então, renovar a geração ULTRA no Varzim SC e apoiar o clube.


Nada melhor do que vos deixar com um testemunho na 1ªpessoa de um elemento deste novo grupo:

"Somos um grupo ultra de pessoal Nova Guarda ,dos 14 aos 18 anos (apesar de haver alguns miúdos que se queiram juntar). Somos constituídos maioritariamente por atletas da formação. Como sabemos que nem todos vamos chegar à equipa sénior apoiamos sempre os que lá estão a dar tudo pela nossa camisola! Somos recentes ainda, só temos 3 semanas.


Na primeira semana o Varzim defrontou o Vitória B, fomos muito bem recebidos pela malta Varzinista que acharam que fomos um bom incentivo para a equipa, apesar de termos tido alguma repressão policial por causa da pirotecnia.



Na segunda semana, tentamos arranjar um transporte para nos levar a Joane, conseguimos arranjar uma carrinha de 14 lugares e lá fomos 21 todos ao "molho". Foi um bom dia para a nossa claque, mesmo apesar de não ter sido um bom resultado da equipa. Houveram jogadores que nos elogiaram porque mesmo estando a chover torrencialmente, não desistimos de apoiar a equipa para chegar ao empate. A verdade é que chegaram ao 1-1!



Na terceira semana, já com material novo, foi um bom apoio mas a equipa não evitou a derrota."



Destaco destas fotos a última, pois certamente foi para eles um orgulho pintarem o símbolo do seu clube a pincel para o depois elevarem bem alto no sector em dia de jogo, ao invés de o mandarem imprimer numa qualquer reprografia.

Boa sorte e tudo de bom